Páginas

7 de ago. de 2010

Here's what you missed on *Glee*!

Eu sabia que quando eu fosse me meter a ver Glee eu ia amar, e amei.

Glee é um High School Musical cáustico-pirado e com um repertório excelente feito para adultos. Apesar de os temos dos conflitos serem na maioria adolescentes, é muito mais focado nas suas lembranças de adolescência do que num estilo high-school-malhação de achar essas coisas realmente sérias e importantes. O humor avacalha com os conflitos, fala-se de tudo, de drogas e de sexo na maior patifaria e sem querer ensinar nada a ninguém, os losers estão no centro do universo (enfim perceberam que são os losers que estão sentados horas diante da tv e resolveram fazer tv pra eles, como Glee e TBBT), mas continuam sendo losers mesmo tendo seu próprio show.

A mocinha [Rachel Berry] é uma chata de galocha (meu deus, eu me vejo nela a cada episódio. sou insuportável), a vilã [Sue - absolutamente perfeita!] tem um diário e a outra mocinha, a professora legal, [Emma] tem uma lista de TOCs que lhe elegeriam para noiva do Monk. Com direito a cheerleaders vingativas, umas burras, outras nem tanto, e uma diva de personalidade vibrante [Mercedes], minha personal favorite do time das meninas do Glee Club é a improvável Tina, que cantou raivosamente "I Kissed a Girl" no teste, mas se revelou de uma intensa ternura no encontro com Artie e na interpretação de True Colors. Linda!!

Com uma mocinha chata como a Rachel brigando pelo galãzinho com a cheerleader, não vai faltar quem torça pelo adolescente gay [Kurt], que engrossa as fileiras de apaixonados por Finn, o atleta que tem sentimentos e uma puta voz. Até o judeu bruto de cabelo moicano [Noah Puck] canta bem e é bacanoso, mas é galinha, também não vamos exagerar. Artie me enganou tão bem que fui seca crendo que o ator era cadeirante de fato. A posição de pernas de ladinho pôs a Alinne Moraes no bolso. Mas não se enganem. O macho alfa do Glee Club é Mr. Schuester, el profesor de español. Que canta e dança "Vanilla ice ice baby" e continua uma tesão. Ui.

Glee bebe na fonte de Grease com a sede de gerações. Atores e atrizes americanos aprendem a cantar e dançar, além de atuar, e eu pago o maior pau pra isso. Valorizo muito, e morro mil vezes de inveja. Por que não temos uma escola de atores assim? Simplesmente não há essa tradição no Brasil. Pena...

Mas o ator principal de Glee é o repertório. É ele que chama audiência. De repente você está ali, assistindo despreocupadamente aquele seriado divertido, e aquele grupelho de jovens mega-ultra-máxi-talentosos faz uma performance inesquecível com uma música que você ama! Não usar músicas novas é brilhante. Sempre vai ter alguém a ser conquistado com uma das canções do episódio.



A música tem razão de ser, ali. Não tem aquela história de, de repente, o roteiro vira música e a cena continua depois numa estranheza total, o que costuma ser uma crítica de quem não gosta de filme musical. Não. Eles estão ali pra cantar, ensaiam e tudo mais. Claro que as canções são escolhidas de acordo com o tema do episódio, ninguém é bobo, mas nunca fica esquisito.

E as performances? MELDELS. Eu só posso dizer que se você ainda não viu, veja. É difícil dizer o que ficou melhor, mas eu, muito pessoalmente, adoro os mash-ups do episódio Vitamin D.

3 comentários:

  1. Adorei a "visão geral".
    Eu comecei a ver glee porque AMO musicais.
    Porém, como tu colocaste aqui, Glee é musical, mas não é só musical, é muito mais...
    Eu já chorei, eu já quase morri de rir, eu já tive muita raiva vendo esses meninos...
    E até o meu marido, que não gosta de musicais, as vezes vem ver comigo e elogia alguma coisa.
    Tomara que a segunda temporada que começa (só!) dia 27 de setembro seja tão bacana quanto a primeira. :)

    ResponderExcluir
  2. pra tu ver, musical não é a minha praia, mas não perco um ep de glee. tem uma musga que a mercedes canta quando o kurt ainda não tinha aberto o jogo que eu doro [i bust the window out your car]. e uma que a rachel cantou no mesmo ep e agora esqueci o nome... meus favoritos são kurt e sue, adoro.

    ResponderExcluir
  3. sei qual é essa da Mercedes! Eu adoro a Mercedes, ela é tão up! Tão atitude!

    A Sue, puxa, temos que odiá-la, né Lu? De tão perfeita! As cenas do diário, nossa, ela é uma personagem muito original!! E está impecável.

    Carol, meu marido também não gosta de musicais, mas reconhece que os garotos são muito bons.

    Go, Losers!

    ResponderExcluir

tá com você!