Páginas

23 de dez de 2010

Minha receita deste natal - Bombom de panetone

Que a Nigella Lawson é inspiradora, bom, isso todos já sabem, e eu já sabia. Vendo este programa, a primeira receita me pareceu muito interessante, e passível de adaptações.


Demorei a achar a receita da Nigella, mas encontrei neste link: http://www.styleathome.com/food-and-entertaining/recipes/recipe-nigella-s-christmas-puddini-bonbons/a/18992

E comecei a substituir as coisas. Basicamente, a base dela, que é o Christmas pudding, troquei por panetone. E o sherry virou licor de cacau, que eu tinha em casa. Minhas medidas foram muito "no olho", até alcançar a consistência que vi no vídeo (o que pra Belém não é suficiente, tem que ter mais chocolate pra ficar mais duro). Mas vamos lá que ficou bom à beça!

BOMBOM DE PANETONE


Ingredientes

3/4 de um panetone de 750g - gelado (deixe por algumas horas na geladeira)
licor de cacau (eu fui colocando até dar o ponto e o gosto que eu queria)
3 ou 4 colheres de sopa de glucose de milho - Karo
uns 250g de chocolate meio amargo
uns 100g de chocolate branco
algumas cerejas ao marasquino picadas

Preparo

O panetone (pode ser um bolo de frutas também) tem que estar gelado senão não rola. Pique e depois esfarele numa tigela. Comece a adicionar a glucose de milho e o licor, misturando bem com um garfo. Umedeça o panetone/bolo até obter uma massa que fique homogênea, mas grude nos dedos (por isso recomendo misturar com o garfo, na verdade).



Derreta o chocolate meio amargo e misture à massa, bem misturado.



Depois faça bolinhas, coloque num tabuleiro e leve para gelar até firmar. Então derreta o chocolate branco e coloque só um pouquinho em cima de cada bombom, como se tivesse "nevado". Com o chocolate branco ainda mole, decore com um pedacinho de cereja. Devolva os bombons à geladeira.

Rende uns 50, 60 bombons, depende da sua bolinha.



Feliz Natal! ;)

3 comentários:

  1. Faltaram as fotos das bolinhas porque eu não bati nenhuma direito. :-\

    ResponderExcluir
  2. oi bruna! aqui é a lila, conheço o emerson pela mj e ele me disse pra vir ver seu post. não fiz os bombons (fiz marquesa de chocolate), mas pensei na mesma coisa que você, que dava pra fazer com panetone! parabenzíssimo, eles ficaram lindos! boa comilança e um beijo. :D

    ResponderExcluir
  3. Lila, acho que dá pra fazer com qualquer bolo na verdade, com um licor que combine, ou um vinho do porto, hmmmm...

    Amore, il faut que tu sois simple! (rs) Eu não coloquei foto das bolinhas pq não quis. Pra este tamanho acho que até daria.

    ResponderExcluir

tá com você!