Páginas

9 de dez de 2011

Receita de bûche de Noël


A bûche de Noël (tronco de Natal) é uma receita natalina tradicional francesa, e desde o ano passado eu estava querendo fazer. Trata-se de um rocambole, o mais importante é cortar e decorar para que pareça um tronco. Hoje eu fiz uma pela primeira vez, acho que de muitas...

Comece pela...

Receita básica de rocambole

6 claras em neve
6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha de trigo
gotas de essência de baunilha

Depois de bater as claras em neve, junte as gemas uma a uma, e depois o açúcar e o trigo sem parar de bater. Por último a baunilha. Asse em forno médio por 20 a 25 minutos numa forma untada e enfarinhada (eu coloquei papel manteiga, foi facílimo desenformar), tem que ser uma forma grande o suficiente para que a massa fique fina e que dê pra enrolar.

Depois de pronto, desenforme sobre um pano de prato úmido (molhe e torça bem torcido) salpicado de açúcar. Daí enrole com o pano e deixe por 3 minutos, pra ir pegando a forma. Desenrola e recheia. Se for com Nutella, leva um pote de 350g só pro recheio. Mas pode rechear com geleia de frutas vermelhas, ou outra que combine. Depois tem que cortar as pontas e "colá-las" já com a Nutella pelos lados do tronco principal, como na foto, pra ficar parecendo uns tronquinhos cortados. Passar generosamente a Nutella por cima de tudo, cobrindo bem as emendas. Depois, com o garfo, faça os veios da madeiras, pode até brincar de fazer uns nós de madeira, desenhando umas elipses concêntricas com o garfo. Decorar como quiser, eu usei cerejas e papais noéis de plástico.



Aproveite a sua!

update da segunda bûche de Noël, dia 20/12: gente, se rechear com geleia fica mais gostoso, pois quebra um pouco o doce da Nutella com o azedinho da fruta, e ainda resseca menos quando guarda na geladeira. Usei geleia Queensberry de cereja preta. Na cobertura, mantive a Nutella, infalível no efeito tronco. Ficou melhor que a primeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tá com você!