Páginas

10 de abr. de 2011

O galã incômodo

Vou descrever um carinha pra vocês: ele tem o corpo sarado, é um excelente ator, respeitado em teatro, tv e cinema, jovem, bonito, elegante, gostoso, simpático, carismático, tem um sorriso lindo, é inteligente, já trabalhou com comédia e drama. Está casado com uma atriz belíssima igualmente bem-sucedida que já protagonizou novela das nove, e o casal está grávido. Ele tem 32 anos, já foi indicado ao Emmy, mas só agora está fazendo seu primeiro papel de galã.

É que esse cara é negro.


Lázaro Ramos, como diria o clichezento Faustão, é um dos ícones da sua geração de atores. E é lindo. Vibrei com seu papel em Insensato Coração (novela fraca pra diabo), o designer pegador André Gurgel, pois enfim fariam jus ao potencial mega-gato do Lázaro.

Daí vi alguns comentários no Facebook, gente dizendo que ele não tinha nada a ver com o papel, fazendo piada como se vê-lo como galã fosse o fim do mundo. Não vi nada demais nisso, mas acabei comentando com uma amiga, e em outra ocasião, com meu marido. Ambos disseram que também ouviam muitos comentários desse tipo, de pessoas diferentes, na internet ou fora dela. Fomos, aos poucos, concluindo que as pessoas estavam incomodadas com um negro nessa posição: rico, bem-sucedido, pegador, o galã da novela (porque a história dele e da Camila Pitanga engoliu e deglutiu a do suposto casal principal Paola Oliveira-Eriberto Leão).

Não combina, esse papel não é pra ele. Claro que não. Não é escravo, não é pobre, não é cômico, não é estereotipado, feito Foguinho, Evilásio ou Roque, papéis de sucesso que ele teve antes, mas nos quais não desafiava o lugar do negro na televisão. A própria mulher dele já havia desafiado esse lugar, sendo a primeira protagonista negra de uma novela das nove, infelizmente uma novela chatíssima, mas eu geralmente não gosto de Manoel Carlos e, pra falar a verdade, acho a Taís Araújo chata, muito pessoalmente. Lázaro é um ator de MUITO mais calibre que sua esposa, mas nem é isso que vem ao caso. O que me surpreendeu com tristeza foi o preconceito velado que as pessoas têm e tantas vezes nem sabem. A maioria negará, dirá que não é porque ele é negro. Mas na verdade o primeiro desconforto vem daí. Do que não combina. Do que saiu do esquadro.

Reinventemos não só a realidade, mas também a ficção, que tanto serve de parâmetro. Não só porque há milhões de meninas e meninos negros no Brasil que precisam de referências, de beleza, sucesso, talento na mídia, que precisam enxergar negros, ver negros e sentir orgulho, sem ter que ficar procurando, mas porque estão mesmo por aí. Não. Façamos isso porque é assim que é. Porque ele É lindo, porque ele É charmoso, elegante, gostoso e talentoso. Lázaro Ramos não é galã por cota, minha gente. Ele É galã.

 Pegael, tesouro!

p.s.: Lázaro, meu bem, aqui em casa tu ruleia de cabo a rabo em meu insensato coração, seu lindo. Galã pode ser negro, nordestino e bom ator, não precisa ser canastrão. Viva!

p.p.s.: teu mano, Wagner Moura, tb tem grande aceitação, percebe? venham juntos, eu abro a porta, amores!

5 comentários:

  1. E viva pra quem o escolheu para esse papel de destaque.

    ResponderExcluir
  2. Bruna,
    Eu não assisto novela e não posso falar nada desse personagem, mas esse último final de semana em Belém, fiquei chocada chocada com algumas pessoas criticando (e muito) a minha Mãe, por achar o "Andre Gurgel" Lindo e Chique.
    O motivo é só este que tu falaste mesmo, ele é negro!
    Triste, muito triste, ver que ainda hoje esse tipo de preconceito é motivo de debate.
    Perceber que ainda é normal achar que alguém não é digno de algo, por sua raça, é deprimente.

    ResponderExcluir
  3. Carol, me bate uma tristeza, o preconceito velado, que às vezes a própria pessoa ignora, se convence de que não é preconceito, porque a gente nem tem como argumentar com isso. É triste mesmo. Mas é com exemplos como o Lázaro que tudo isso vai se desmistificando, e as gerações futuras vão se habituar a ver negros em todas as áreas onde antes não eram permitidos ou bem-vindos. tomara!

    ResponderExcluir
  4. Bruna, desculpa, mas ainda estou rindo com os seus PSs, rsrsrsrsrs...

    Falando sério: preconceito é uma %$#%$#... Infelizmente ele existe sim, e é muito comum. Tive que aguentar mundos e fundos quando comecei a namorar o Vá, sabia? Enfim...

    Eu não assisto a novela das nove e não posso opinar sobre esse papel, mas acho o Lázaro Ramos maravilhoso e por mim ele faria quantos papeis fossem de galã.

    Beijocas, querida, uma ótima semana procê!!!

    ResponderExcluir
  5. Brunhilde, este texto está um primor.
    Se o Lázaro Ramos estiver distribuindo senha, a minha está garantida também. Depois da sua... Ô lá em casa!

    ResponderExcluir

tá com você!