Páginas

14 de jan. de 2014

Benedict Cumberbatch

"The talentless wooden acting of arse-named, horse-faced twot Benedict Cumberbatch."

De acordo com alguém ("um blog", segundo o próprio), ele não tem talento, atua como se fosse um pedaço de pau, tem um nome de cu e uma cara de cavalo.


Elas discordam. Eu também. E cada vez mais gente. Milhares e milhares.

Arse-named and horse-faced? Check. Both. Que nome é esse? Que ator se lança com um nome desses?Nem o pai dele (também ator) teve coragem, e adotou profissionalmente o nome do meio. Esse nome nem dá pra galera gritar!


Ahn... Dá sim.

Ok, eu não tenho que provar que Benedict Cumberbatch é um fenômeno. Mas eu queria entender por quê. Eu queria entender por que ele é um fenômeno, e o que eu estou fazendo no meio desse arrastão que ele tá causando no seu rolezinho pelo planeta.

Ele não tem nada de óbvio, do nome à cara. Você pode facilmente - muito facilmente até - achar que ele é somente feio. Não sem graça, nem "ah, ele é ok". Não. Feio mesmo.


É um alien? Uma lontra? Uma fuinha? É o Grinch?? Vocês conseguem ter sonhos eróticos com isso aí?

Oh, sim. Regularmente.

Como, gente? Como??

Primeiro, tem isto. His. Fucking. Voice.


His voice is "like a Jaguar hiding in a cello" (The Times).

Precisamente.

Talento. Cheguei a pensar em procurar um vídeo, uma cena. Não é justo. As três temporadas de Sherlock devem ser suficientes para arrebatar qualquer mortal. Os poucos minutos de sua participação no especial de 50 anos do National Theatre bastaram para me deixar de boca aberta. Eu bati palmas pra ele sozinha em casa, vendo no YouTube (parece que esse vídeo foi retirado, uma pena). Mas e Hawking? Wreckers?Parade's End? Ele é monstruoso. Ele é possivelmente o melhor ator dessa geração em qualquer parte do mundo. Eu acho isso, de verdade, honestamente. A atuação dele me arrebata e me arrebenta, seja com roteiro de Moffat, seja com roteiro de Stoppard, seja em Star Trek.

Ele podia ser um ícone nerd, embora não acredito que seja. Interpretou Stephen Hawking e Alan Turing (em produção, The Imitation Game), esteve em Star Trek e o Hobbit. E ele é o melhor Sherlock Holmes deste século. De verdade ele provavelmente é o melhor de todos os Sherlock Holmes, mas eu tenho dificuldades de dizer isso por causa de Jeremy Brett. Mas sem dúvida ele estrela a melhor e mais brilhante adaptação de Sherlock Holmes jamais feita na tv ou no cinema. E foi assim que ele entrou na minha vida. Mas não foi tão óbvio assim me apaixonar por ele. Não esqueçam que ele não é óbvio.

Lembra que ele é esquisito, né? Ele é até meio feio, né?

Bem... Olhe outra vez.

Mas... Mas... Aquele cara?

Sim. Aquele esquisito da cara de cavalo.

Gente... Mas ele é lindo.

Pois é. E sexy.


E também... Os olhos.


E ainda... Oh, shit!


Aí você entra naquela estágio de "não é possível que esse cara seja tudo isso, bom ator pra caralho, só faz coisa legal na tv e no cinema, ele deve ser chato!".

Ele é engraçado pra caramba e super divertido. Ele ri de si mesmo, ele não se leva a sério.

"Ele deve ser grosso com os fãs."

Ele é a criatura mais doce com seus fãs que eu já vi (vide os 2 primeiros vídeos do post). Ele larga a imprensa de um lado do tapete vermelho e trota alegremente em direção aos fãs e, dedicadamente e com um sorriso no rosto, tira fotos, dá autógrafos, ri, faz gestos obscenos carinhosos e AGRADECE MILHÕES DE VEZES a presença de cada um. Eu já vi isso dezenas de vezes, e nunca vi nada diferente. Ele se deixa filmar cantando parabéns pra uma fã e se levanta do sofá de um programa de tv pra ir abraçar e beijar uma moça que viajou mais de 20 horas para ir vê-lo. Doce assim. Nesse tanto.

Por essa razão ele tem o melhor fandom do mundo. Um fandom que usa datas como o aniversário dele e o Natal para levantar fundos para instituições de caridade e dar a grana de presente em nome dele. E ele sempre agradece esses gestos efusivamente através de amigos no twitter.

Porque ele não tem twitter, mas ele entende tudo de internet. Ele brinca com a gente, ele brinca com o poder, ele brinca com o nosso mundinho. Ele interage conosco, através de um amigo ou de uma folha de papel cheia de garranchos, ou mandando um recado por algum fã que está atrás dos cavaletes, vendo as externas de Sherlock. Ele sabe que o recado vai viajar mais rápido que rastilho de pólvora e que, em minutos, todos nós, o CumberCollective, ficaremos sabendo que a bronca era para os paparazzi, e não pra nós.

(a bronca)

"Ele deve ser um alienado cabeça oca."

A propósito...

(o protesto silencioso, aka "twitter primitivo")

Ele é capaz de levar de casa para uma externa um monte de folhas de papel que levantam questões e críticas importantes e polêmicas sobre atitudes do governo britânico em termos de privacidade e segurança e se deixar fotografar em protesto silencioso fazendo MILHARES DE FÃS TROCAREM LINKS DE NOTÍCIAS PARA SABER DO QUE ELE ESTÁ FALANDO. Ele está usando a posição dele para nos informar. Ele transformou o CumberCollective numa rede de debates e discussões naquele momento. E nós todos sabemos do que ele está falando. Porque o nível desse fandom não cessa de me impressionar, e entre as amizades que fiz nesse grupo inesperado, entre os esperados ataques hormonais, falamos de machismo, feminismo, história, psicologia e sociedade, e citamos Poe, sem falar em Doyle, claro.

As entrevistas dele (escritas mesmo, nem tô falando mais dessa cara linda que ele tem, nem da voz) são ouro puro. Ele pensa. O vocabulário dele é mais sexy que a bunda dele (e ele tem uma bunda linda). De quantos homens você pode dizer isso? Ele não é óbvio,em nada. Da cara, ao nome, às opiniões e respostas. Ele não perdoa quando o jornalista é óbvio, embora ele sempre consiga não ser grosso (so brit!!). Ele é engraçado. Eu já disse isso, né? É que ele é mesmo, e eu adoro o senso de humor dele. Ele é interessado, elegante, informado, ele tem opinião, ele é sensível, filho amoroso e repleto de gratidão. Ele se diverte tão notoriamente com o sucesso que é capaz de ligar pro pai dele no meio de uma premiere e fazer a gaiatice de pedir à galera que grite para o pai dele no telefone. Ele sabe que teve uma educação privilegiada e não tem vergonha de falar sobre isso. Ele fica genuinamente chocado com seu próprio sucesso, e isso não permite que suba à cabeça. Ele faz fangirling com a Adele e o Harrison Ford. Ele toca piano e canta baixinho e faz skydiving. Ele repete roupa mesmo em grandes eventos. Ele quer amar e ele sabe dançar.

"Ele tem que ter algum defeito, porra!"

É. Ele não sabe cortar tomates...

update: Absolutamente pasma com a visitação deste post. Algo como 20 ou 30 vezes mais acessos do que a média do blog! Diante disso, não posso deixar de me aproveitar do poder Beneditino e dizer-lhes que, se gostaram deste texto, certamente gostarão do meu livro. Questão de lógica, já que eu escrevi ambos, né? Então vai lá que tá baratinho e é apenas o primeiro! Fique fã agora, você não vai querer perder o que vem pela frente.

Promise. ;)

Clique aqui para comprar o ebook Oníricos na Amazon!


23 comentários:

  1. comentei mas não foi, agora vai:

    Bruna, nunca vi uma descrição tão detalhada dos talentos dele. E o pior (ou melhor) é que é tudo verdade! :-)
    Benny rules!

    ResponderExcluir
  2. LINDO texto!! Amei muito Bruna!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! É uma bela homenagem e ele merece.

    ResponderExcluir
  4. Bruna, eu sempre vejo seus comentários nas páginas da série no facebook e sempre admirei a sua admiração pelo Benny por ser tão sincera. O Ben é um querido. Faz gosto ser fã de um cara como ele.
    Ele também quer ser pai, né? E é um fofo com crianças. Nhóinnnn...
    Defeito? Vai ver que ele ronca... rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  5. Amei o "ele não sabe cortar tomates" huahuahauhau lindo texto btw.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Você falou tudo que eu penso do Ben e não consigo falar quando meu amigo chato fica falando merda sobre ele...

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu texto. Conseguiu sintetizar muito bem o porquê dele ter a legião de fãs que ele tem.

    ResponderExcluir
  9. Que linda você é viu... você disse tudo sobre ele... Não sou fã a muito tempo, mas eu captei rapidamente tudo que você disse dele quando eu olhei as qualidades que ele tem... De primeira, quando me falaram sobre ele e eu fui pesquisar eu disse: Que feio... então eu dei oportunidade para Sherlock e a frase mais sexy da primeira temporada ( My name is sherlock... okay, todo mundo sabe) e ele me deixou de queixo caido e depois a série me encantou mais do que nunca... Até que eu descobri que já tinha visto praticamente todos os filmes que ele fez e nunca tinha reparado nele (okay, me senti mal, mas eu levei um castigo muito bom que foi viciar nele)... posso dizer que fiquei muito feliz com esse texto :) E ELE É LINDO!!!! EM TUDOOO!!!! PRINCIPALMENTE QUANDO ELE TÁ COM CABELO DE SHERLOCK! HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  10. Cara, empatizo com esse post em um nível espiritual tremendo. E CARA, ELE NÃO SABE MESMO CORTAR TOMATES, haha.

    ResponderExcluir
  11. ual, nossa, sem palavras...

    ResponderExcluir
  12. Tá - eu vou tentar controlar meus hormônios histéricos!!! Sorry, é muito Sherlock no meu sangue... Já disse isso mais de uma vez [nem adianta perguntar onde, porque eu não lembro] mas o primeiro filme do Ben, que eu tive o desprazer de ver, foi o "Desejo e Reparação" [que eu odeio com o fogo de mil sóis] desde então, tomei birra dele. Só parei para reconsiderar pelo barulho da crítica [e das Cumberbitches bem loucas!] acerca do personagem dele em ''Star Trek - Além da escuridão". Fiquei chocada de ter visto "Cavalo de Guerra" e ter passado em brancas nuvens por ele e pelo Tom Hiddleston(!) Mas já corrigi isso...
    Enfim...
    Ele tem um quê a mais - além da aparência, da voz de barítono [que é viciante, by the way...] se chama carisma - e ele tem pra dar e vender.
    Ainda não cheguei na fase de procurar defeitos - perdi um tempão sendo intolerante - estou apreciando imensamente a fase da paixão desmedida, breve e arrasadora, enquanto rio sozinha vendo-o ser entrevistado nos red carpets da vida...

    ResponderExcluir
  13. Assim, sou nova no fandom do Ben, mas já aprendi a reconhecer o talento dele e consigo ver tudo o que você disse e concordo com você em tudo!
    Meu parabéns por esse texto. Você conseguiu expressar o que eu sempre penso quando me perguntam dele, mas nunca consigo dizer. Ele realmente é um grande cara, com um fandom que realmente o ama!
    Obrigada mesmo pelo texto. É bom saber que minha paixão alucinada por ele não é só minha e que existem outras muitas e muitas pessoas na mesma situação!

    ResponderExcluir
  14. Texto maravilhoso. Acho o Ben dono de um rosto exótico, lindo até não poder mais. O talento é indiscutível. O nome dele é perfeito, ele é perfeito, esse texto é perfeito. Enfim, parabéns por essa descrição detalhada desse sucesso que é Benedict Cumberbatch.

    P.S. Nunca consegui achar um defeito nele, essa de não sabe cortar tomates foi sensacional.

    :D Adorei.

    ResponderExcluir
  15. Um texto lindo das razões que eu amo Benedict. Eu adorei, eu acho que nos mostra por que estamos cansados ​​de artistas com photoshop, e à procura de alguém tão real quanto Benedict.

    Obrigado, Bruna :).

    ResponderExcluir
  16. Nós não precisamos de um ator perfeito que segue a risca os padrões hollywoodianos e que age, perfeitamente, como uma marionete da mídia. Benedict, como você mesmo disse, não tem nada de óbvio. O que surpreende nele, em primeiro lugar, é essa voz de barítono maravilhosa que parece veludo aos meus ouvidos (ele e o Alan Rickman partilham dessa façanha incrível e insubstituível). A atuação dele em Sherlock, entretanto, consegue alcançar e ultrapassar esse poder vocal. Apenas as expressões aliadas da linguagem corporal denotam tudo o que a personagem dele é.
    Poderia ser sorte dele ter se "encontrado" como Sherlock e, por isso, ser tão brilhante dessa forma...mas, felizmente, não. Ele consegue se reinventar e nos dar outros inúmeros e não menos ilustres - embora sem tanto alcance do público, o que, de fato, é uma lástima - personagens. Como Hawking...sem palavras. Em Star Trek, então?
    Entretanto, Benedict ainda usa a influência merecida que recebe como ator pelos fãs e consegue passar mensagens de que, nem sempre, as coisas estão como deveriam estar aqui no "mundo real". Como se isso tudo não bastasse, ele mostra o quão grato é pelos fãs.
    Benedict Cumberbatch pode até, para alguns, não ser o próximo Brad Pitt. Para mim, porém, ele é muito mais do que isso. Por trás dessa carinha linda (convenhamos, né, impossível não se derreter olhando essas fotos dele), existe um ator maravilhoso e, acima de tudo, um ser humano totalmente humano.
    E graças a ele, eu ainda conservo esperanças de que esses esteriótipos malditos ainda vão cair por terra. Afinal, é bastante fácil interpretar o mocinho do filme que invariavelmente vai ficar com a mocinha e agrada todo mundo, não é?
    Parabéns pela postagem, adorei :)

    ResponderExcluir
  17. Bruna, você narrou minha história de amor com o Ben aí! Cara, foi EXATAMENTE assim! No início, não achava ele bonito, mas aí aquele sotaque, aquela atuação, aquela bunda :3 , aqueles olhos... ai, ninguém resiste! Bom, agora me dá licença que eu vou ver Sherlock <3

    ResponderExcluir
  18. Lindo este texto e 100% verdade!!

    ResponderExcluir
  19. Cara, esse texto me representa nessa vida e na próxima! Adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não estou acreditando na sobrevida deste post, anos depois ahahahaha seja bem-vinda!!

      Excluir
  20. Bruna! você me representa!!!!

    ResponderExcluir

tá com você!