Páginas

12 de dez. de 2013

Como sobreviver a um relacionamento com um(a) escritor(a)

Eu sigo no Facebook a página do Writers Write, que é ótima e eu super recomendo. Hoje eles publicaram uma listinha muuuuito legal que eu vou traduzir aqui e comentar.

Como sobreviver a um relacionamento com um escritor

Dicas top 10

1. Nunca pergunte quando o livro vai ser publicado.

Ou terminado.

2. Nunca pergunte a um escritor se ele gostaria de ter escrito o último best-seller.

Porque provavelmente não, porém certamente sim.

3. Nunca diga que está pensando em escrever um livro. Nunca diga que você também escreveria um livro se você tivesse tempo.

Pensar em escrever um livro, todo mundo pensa, isso não é assunto. Você está escrevendo? Está empacado no final? Não consegue plotar ou tem problemas para definir personagens? Isso É assunto!!

Dizer que escreveria um livro se tivesse tempo é chamar o escritor de desocupado, o que raras vezes é verdade. No meu caso até que é, então pra mim vc pode dizer isso. :)

4. Não chame a polícia se por acaso você vir o histórico de navegação de um escritor. O escritor normal não está planejando envenená-lo, contratar um pistoleiro, ou se mudar para o Afeganistão. É simplesmente pesquisa.

Também não significa que seu parceiro(a) seja pervertido(a), pode ser que só esteja escrevendo literatura erótica. O que provavelmente significa que ele(a) seja pervertido(a), mas veja pelo lado bom...

5. Deixe o escritor em paz quando o escritor estiver de fato escrevendo. Você não faz ideia do quanto é difícil entrar no clima.

Mesmo que não seja difícil (nem sempre é, depende da história, ou da pessoa), nada do que você tenha para dizer será mais importante ou interessante para o escritor do que escrever, então fique quieto.

6. Não entre em brigas injustificadas com um escritor. Escritores se vingam no papel.

Decepcione um escritor, e ele se vingará no papel. Magoe um escritor, e ele se vingará no papel. Apenas exista na vida de um escritor. Você acabará no papel. Aceite isso.

7. Se você realmente quiser brigar, que seja memorável. O escritor sempre está procurando material.

E tudo o que você diz para um escritor pode ser usado contra você. No papel.

8. Se o seu escritor começar a vagar numa festa, não entre em pânico. Escritores adoram inspecionar as prateleiras de livros do anfitrião e o armário de remédios.

E ouvir as conversas alheias.

9. Presenteie seu escritor com cadernos e canetas bonitos. Não compre flores. Chocolates também são aceitáveis.

Não tenho nada contra flores, mas não exagere. Cadernos e canetas e lápis, sim, sim, sim.

10. Deixe seu escritor em paz quando chegar uma carta de rejeição. Depois que o silêncio mortal, os gritos, choros, gemidos e lamentos tiverem cessado, ofereça ao escritor uma xícara de café ou chá. E um cupcake. Adicione um abração.

Café com leite, e colo.

Eu adicionaria o que considero o item número 1 de sobrevivência de um relacionamento com escritores.

"Leia o que seu escritor escreve. Você não precisa gostar, mas precisa mostrar interesse."

:)

Um comentário:

  1. também não chame a polícia se você vir o histórico de navegação de um tradutor, é só pesquisa... ;-)

    ResponderExcluir

tá com você!