Páginas

4 de dez. de 2013

Meme literário 2013 - dia 4



Dia 4 - Como você escolhe seus livros: recomendação de amigos, resenhas, blogs, sites, pela capa, por título, por impulso?

Na maioria das vezes os livros que compro tentam dar vazão a uma lista interminável que mora na minha cabeça, autores que eu já gosto, livros que eu considero meio "obrigatórios", essas coisas. Mas a recomendação de amigos (aqueles que sei que têm um gosto de leitura semelhante ao meu) vale muito, com certeza. Mas do que blogs, sites ou resenhas, não leio muito isso.

Também acho uma delícia comprar livro por impulso, e isso já me rendeu muita alegria, como P.G. Wodehouse e Diana Wynne Jones. E olha que eu não botava muita fé nela, achava que nem ia gostar muito dos Mundos de Crestomanci, mas eu adoro! Só depois de ter lido três livros dela é que eu fui entender quem ela é, e qual a importância dela. Aí eu já adorava a série.


3 comentários:

  1. recomendações de amigos com o mesmo gosto que o nosso são preciosas! :-)

    ResponderExcluir
  2. Escolho livros pelo tema, principalmente. Dicas de amigos são excelentes. Costumo, pelo menos, ler sempre algo que me indicam. Não leio blogs nem resenhas. Agora, meu vício são livros, então eu entro em livraria, passo a mão pela capa, cheiro as páginas... ;-)

    ResponderExcluir
  3. Posso responder todas as opções? Como você Brubru, tenho a tal listinha na cabeça. O problema é a cabeça... Se passo um tempo sem consultá-la lembro detalhes como uma palavra do título, uma referência vaga do autor do tipo "o nome dele começa com a letra tal...". Complementando tenho listas e anotações em cadernos, agendas, pedacinhos de papel. Quando preciso nunca encontro onde...
    Gosto muito quando o livro me encontra. Como tenho mania de entrar em livraria e sebo o livro da listinha "salta" da prateleira para minhas mãos. E quando isso não acontece outros livrinhos lampeiros se manifestam e ganham minha atenção e um espaço na minha estante.
    Normalmente é assim. E todas as outras fontes de inspiração vão engrossando esta listinha: conversas com amigos que contam sobre livros que leram, pesquisa que faço por algum assunto e me faz tropeçar num livro, filme que vi e gostei e apareceu que foi baseado em um livro, resenha de jornal e de revista, uma dúvida que tenho sobre algo me faz buscar o livro que explique. O mundo pulula de referências!
    Crisim

    ResponderExcluir

tá com você!